No passado, era preciso levantar do sofá e sintonizar os canais de TV manualmente. Faz um bom tempo que isso não é mais necessário, graças ao controle remoto. Esse é apenas um exemplo simples sobre a transformação digital e como ela vem mudando nossa vida ao longo dos anos.
Em síntese, o conceito se dá pela incorporação da tecnologia nas atividades do cotidiano, automatizando tudo aquilo que costumava ser executado manualmente — o que contribui expressivamente para o mundo corporativo.
Este artigo aborda alguns aspectos importantes sobre a era digital e seus impactos nas atividades do setor de recursos humanos. Acompanhe!
QUAL É A IMPORTÂNCIA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NOS NEGÓCIOS?
Uma vez que a transformação digital faz parte da nossa evolução como sociedade, modernizar os processos empresariais é requisito básico para que as empresas se mantenham sustentáveis.
Neste exato momento, organizações do mundo todo buscam evoluir e automatizar suas ferramentas de trabalho. São centenas de sistemas em desenvolvimento para conquistar clientes, diminuir custos, atrair e reter talentos, automatizar atividades repetitivas, democratizar produtos e serviços, entre outras funcionalidades que possam promover maiores ganhos, mais segurança e menos investimentos em tempo e dinheiro.
Sendo assim, podemos definir a importância da transformação digital das empresas em 3 aspectos básicos:
- mais eficiência nos processos;
- melhoria na experiência de clientes internos, externos e parceiros de negócios;
- potencialização dos lucros.
COMO ELA AGE NO RH?
Antigamente, as atividades do setor de recursos humanos limitavam-se às questões burocráticas. Com o passar do tempo, as empresas entenderam a importância do capital humano para alcançar bons resultados nos negócios.
A digitalização dos recursos foi fundamental nesse processo. Hoje, a tecnologia contribui diretamente para o desenvolvimento humano dentro das empresas. Conheça algumas ferramentas!
PEOPLE ANALYTICS
Toda empresa tem um perfil de colaborador. O People Analytics é um recurso que possibilita às empresas descobrirem esse padrão por meio da análise de dados sobre as características e os comportamentos desses profissionais.
Por exemplo, a empresa pode aplicar o sistema para fazer um balanço sobre a média da idade dos seus colaboradores, os problemas de saúde, o número de filhos, o gênero e a formação profissional. Com base nessas informações, consegue estruturar uma política de benefícios mais adequada a esse quadro, aumentando a satisfação e o engajamento dos trabalhadores.
Esses dados podem ser utilizados para tomar as melhores decisões em diversos assuntos, como promoções ou demissões, contratação e retenção de talentos, elaboração de programas de treinamento e desenvolvimento, entre outros.
CONTRATAÇÕES MAIS ASSERTIVAS
Quando o assunto é atração e retenção de talentos, o mercado apresenta inúmeras tendências que podem ser adotadas para tornar as empresas mais atrativas. Contudo, para que esses recursos realmente possam atingir seus objetivos, a contratação de profissionais alinhados à cultura da empresa é requisito básico.
A ideia de que um candidato precisa preencher apenas as competências técnicas do cargo em questão já está defasada. Para que a parceria dê certo, é necessário que os valores sejam semelhantes. Do contrário, nenhuma estratégia de retenção pode funcionar, os índices de turnover permanecerão elevados, e os resultados da empresa podem não refletir todo o seu potencial.
A transformação digital simplificou a aplicação de testes de personalidade, que possibilitam avaliar as competências comportamentais e emocionais de cada candidato. Logo nas primeiras etapas, a triagem automática de currículos
tem o cuidado de selecionar só os profissionais realmente aptos ao cargo.
Depois, os testes de perfil revelam a pessoa mais indicada para a empresa, refletindo-se na retenção de talentos e na composição de uma equipe integrada e de alto desempenho.
JORNADA DE TRABALHO FLEXÍVEL
Faz um tempo que a flexibilização da jornada de trabalho é apontada como uma das tendências para a gestão de pessoas e ganhou ainda mais força após o isolamento social. A computação em nuvem e a internet facilitaram o trabalho remoto. Como os colaboradores podem acessar os sistemas da empresa de qualquer lugar, trabalhar no escritório deixa de ser uma prioridade.
Nem sempre a jornada precisa ser exercida integralmente em casa. Há inúmeras possibilidades de flexibilizar o trabalho, alternando o home office com o trabalho no escritório — estabelecendo uma jornada integral fora desse ambiente. Dessa forma, as empresas podem oferecer o home office como benefício, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos profissionais.
EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Para que as empresas possam evoluir junto ao mercado, é necessário que seus colaboradores estejam em constante desenvolvimento. Nesse sentido, a educação corporativa presencial também está perdendo espaço para os treinamentos EAD. A participação em eventos presenciais continua importante para a integração, no entanto, devem ser acompanhados da educação contínua via internet.
Dificilmente um treinamento duradouro atrai a atenção dos colaboradores e atinge os resultados esperados. Os avanços da tecnologia impactaram até na forma em que os conteúdos são consumidos. Hoje, treinamentos curtos e periódicos são mais eficientes do que os cursos de longa duração. A educação corporativa EAD traz diversas vantagens para o negócio. Além de ser mais barata, permite que o conteúdo seja reaproveitado para novos colaboradores ou apenas atualizado conforme a necessidade.
POR QUE O RH DEVE MANTER-SE ATUALIZADO?
Os avanços tecnológicos impactam a sociedade no geral, especialmente nas atividades profissionais. A transformação digital influencia inúmeras áreas, incluindo a de Recursos Humanos. Atualizar os processos relacionados à gestão de pessoas é fundamental para que as organizações possam agir de maneira estratégica, utilizando o seu capital humano como principal recurso para o sucesso.
Quando uma empresa e seus profissionais não atualizam, abrem espaço para que seus concorrentes se tornem mais eficientes e interessantes, tanto para os clientes internos como para os externos. No caso dos clientes internos — ou seja, os colaboradores — é preciso enxergá-los como o principal recurso para atingir seus objetivos. Sem uma força de trabalho dedicada e produtiva, dificilmente a empresa pode entregar um serviço de qualidade.
Por esse motivo, é necessário investir em recursos modernos, que facilitam a vida do gestor e contribuam com o desenvolvimento interno. A união desses fatores resulta em uma equipe mais eficiente, produtiva, engajada e, consequentemente, com melhores resultados.
A transformação digital não se trata apenas da evolução dos processos, mas, sim, de promover mudanças profundas e significativas em todas as áreas. Profissionais e empresas que se mantêm atualizados sobre ferramentas e recursos lançados tendem a abrir vantagem competitiva e alcançar melhores resultados.