Há vários tipos de liderança dentro de uma empresa, entre elas, a transformadora, cuja necessidade ficou mais evidente após a pandemia. O líder transformador é aquele que motiva as equipes a se desenvolverem nos âmbitos profissional e pessoal, inspirando as pessoas dentro e fora do ambiente corporativo.
A postura humanizada e inspiradora desses líderes será ainda mais apreciada na retomada do mercado pós-COVID-19. Na Europa, as empresas já detectaram a necessidade de ir além do crescimento corporativo. De um lado, é preciso atender às demandas do capital humano. De outro, o foco das organizações deve ser prosperar, e não apenas crescer.
Para que você esteja preparado para esse momento e possa exercer uma liderança inspiradora, trouxemos algumas dicas. Continue a leitura e confira como ser um líder transformador.
DÊ CONSELHOS E CONTE HISTÓRIAS
A cultura do feedback é fundamental para o crescimento organizacional. Contudo, a maneira como a mensagem é passada faz toda a diferença na interpretação e na absorção da informação. Por esse motivo, dar conselhos é mais indicado do que o feedback propriamente dito.
O líder transformador consegue acelerar mudanças duradouras e significativas. Para que isso aconteça, ele deve convidar seus liderados a fazerem parte dessa revolução. Nesse contexto, o aconselhamento faz toda diferença. Quando você pede ou dá um feedback para a equipe, a tendência é que os profissionais não se envolvam profundamente com a mensagem. Tudo costuma ser padronizado e engessado, e, com o tempo, o diálogo se torna sempre o mesmo, impossibilitando mudanças reais e necessárias.
Já o aconselhamento coloca a outra pessoa no papel de consultor. Ao pedir uma sugestão ou opinião para os membros da equipe, a tendência é que haja um envolvimento maior por parte dos profissionais. O mesmo acontece quando o líder oferece conselhos aos seus liderados. O teor da mensagem muda, e a informação é melhor recebida.
Para transformar o feedback em aconselhamento, os líderes podem contar histórias relevantes. A narrativa com experiências passadas ou exemplos de outros profissionais facilita a conexão com as equipes e estimula o pessoal.
MOSTRE QUE VOCÊ SE IMPORTA
Líderes transformadores comunicam-se com eficiência. Esses profissionais são capazes de ouvir, fazer perguntas e se preocupam com o bem-estar dos colaboradores. Mais do que isso, eles demonstram preocupação e cuidado por meio de expressões verbais e não verbais.
Assim, procuram fazer perguntas a suas equipes, do tipo: como você está; o que você quer; do que você precisa; como a empresa pode ajudar; como a sua ideia pode ajudar a empresa? Elas abrem espaço para que os colaboradores possam expressar seus sentimentos, ao mesmo tempo que despertam o senso de pertencimento nas equipes. Ao mostrar que a empresa se preocupa com o colaborador, por meio de uma liderança transformadora, é necessário fazer o possível para atender a essas demandas.
SEJA UM EXEMPLO
Uma vez que uma das principais características do líder transformador é a capacidade de inspirar a equipe, portar-se como um exemplo de profissional, demonstrar otimismo e ter boas condutas são fundamentais. Se o líder for desanimado, os membros da equipe não terão muito incentivo para realizar um trabalho inspirador. Mesmo quando as coisas não estão dando certo ou o futuro parece incerto — como aconteceu no início da pandemia —, é preciso expressar positividade.
Líderes transformadores também devem ir além da realização de suas tarefas: precisam mostrar entusiasmo e paixão pelo seu trabalho, além do quanto o progresso das pessoas é importante para isso.
CONHEÇA OS LIDERADOS
Na liderança transformadora, os profissionais não devem ser vistos somente como mão de obra especializada. O líder deve adaptar seu estilo de gestão às diferentes personalidades, necessidades e habilidades de sua equipe. Nesse contexto, é necessário abandonar a postura de chefe e assumir a posição de mentor ou, até mesmo, treinador. Os trabalhos devem ser direcionados de acordo com talentos e interesses, ao mesmo tempo que a zona de conforto dos profissionais é desafiada.
Esse desafio deve ser acompanhado de apoio ao desenvolvimento e à tolerância a riscos e erros. O líder transformador demonstra seu apoio, remove barreiras e fornece recursos para que os profissionais possam melhorar seu desempenho. Ou seja, as características positivas devem ser reforçadas. Por outro lado, os problemas devem ser abordados como oportunidades de aprendizado.
DEFINA UM PROPÓSITO PARA SI MESMO E RESPEITE SEUS VALORES
Definir um propósito para si mesmo como líder pode ajudar a assumir uma postura transformadora, inclusiva e humanitária. Esses objetivos servem como norte aos processos de tomada de decisão.
O mesmo acontece com os próprios valores. Perguntar a si mesmo sobre as características que são importantes facilita que as ações sejam coerentes com o que você acredita. Como os líderes transformadores inspiram profissionais, é fundamental que suas ações sejam alinhadas ao discurso.
INSPIRE CONFIANÇA
Relacionamentos fortes e duradouros têm a confiança como um dos principais pilares. Quem assume um papel de liderança deve trabalhar constantemente para construir e fortalecer as relações de trabalho. Para que os liderados possam crescer, eles precisam confiar no seu líder. A confiança pode ser conquistada a partir de uma postura aberta, honesta e coerente — pontos que abordamos nas dicas anteriores.
SEJA UMA PESSOA BEM-INFORMADA
A pandemia nos mostrou a importância do acesso à informação. Conhecer os dados do problema, os decretos e as possíveis soluções para o problema foi de extrema relevância para que as empresas pudessem manter suas operações ativas.
De outro lado, as informações sobre a situação atual e o que esperar para o futuro são fundamentais para manter a saúde mental da equipe e evitar que o nervosismo e as incertezas do futuro influenciem na produtividade e motivação. Dessa forma, além de mostrar que realmente se importam, conseguem de fato contribuir com o desenvolvimento dos profissionais mesmo diante dos conflitos e das crises.
O líder transformador é resiliente, sensível, empático e motivador. Além de cumprir com suas obrigações, ele promove mudanças significativas em uma empresa por meio do seu capital humano. Desenvolva essas características e destaque-se nas novas exigências do mercado!
A Rheaction é um hub com soluções para seu desenvolvimento como líder. Entre em contato conosco e conheça o que temos a lhe oferecer!